sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Relato do Encontro do dia 21/10/2011

RELATO DO ENCONTRO DO DIA 21/10/2011
Presentes no encontro:
  • Dominique                             (Professora Educação Física Ciclo III e IV)
  • Janey                                     (Orientadora pedagógica)
  • Mafê                                       (Professora Ciclo I e II)
  • Onéa                                      (Professora Ciclo I e II)
  • Regina                                               (Professora Ciclo I e II)
  • Simone Cecília                       (Professora Educação Física Ciclo II, III, IV e EJA)
  • Simone Franco                       (Professora Ciclo I e II)        
  • Claudinha e Mônica não puderam estar presentes neste encontro porque estão reunidas na Biblioteca da escola, junto à equipe do CEFORTEPE - a fim de registrar (e valorizar) o excelente trabalho desenvolvido sobre o tema “Lixo Extraordinário” (durante o qual trabalharam a coleta seletiva de materiais e a transformação destes em “obras de arte” (imagem 1).
Ausentes:
·         Silmara                                   (Professora Ciclo III e IV)
·         Vanessa                                  (Professora Ciclo III e IV)
Imagem 1: “Carmem Miranda” confeccionada com materiais coletados pelos alunosem passeio pelo entorno da EMEF. Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg.
Regina inicia a discussão acerca da leitura das páginas combinadas para o encontro de hoje, dizendo que algo importante que o texto destaca é o fato de que o "Currículo" que hoje discutimos não é feito para os alunos "menos favorecidos”.
Regina nos coloca indagações que ela mesma se faz, enquanto profissional da educação:
·         Como assegurar que as nossas crianças tenham acesso a conhecimentos que são historicamente valorizados?
·         Seriam estes conhecimentos realmente os mais importantes para nossos alunos (tendo em vista a realidade em que vivem)?
·         O que devemos fazer: "adequar os alunos ao Currículo (e aos conhecimentos valorizados neste)”? Ou adequar o "Currículo” (e os conhecimentos a serem trabalhados por este) à “realidade dos alunos”?
Mafê questiona:
  • "Como devemos proceder para colocar estes alunos (com dificuldades de aprendizagem) no FOCO do Currículo"?
O que Mafê questiona é o fato de como pensamos em práticas cotidianas, muitas vezes, sem nos atentarmos para as verdadeiras demandas das crianças.
Mafê exemplifica citando o exemplo de uma colega, professora da rede estadual, que por conta das exigências feitas pelo sistema em que vivemos, viu-se "cobrando dos alunos e de si mesma", enquanto profissional, um bom desempenho de seus alunos do segundo ano, num "Simulado do SARESP" - realizado em plena "Semana das Crianças" – quando, na verdade, a “demanda das crianças seria a do direito ao BRINCAR, AO SER CRIANÇA”...
Simone Cecília nos mostra uma imagem que exemplifica aquilo que ela considera importante: trata-se de uma imagem de uma pichação num muro, que retrata o fato da não valorização (do atual Currículo), dos conhecimentos que levam o cidadão a se tornar um indivíduo crítico, autônomo e capaz de transformar a realidade em que vivem.

Dominique novamente nos expõe sua preocupação com a exclusão, em detrimento do trabalho cooperativo (tão almejado por nós, professoras) – nas aulas de educação física dos sétimos, oitavos e nonos anos: nas quais as meninas continuam resistentes em participar das atividades propostas...
Onéa, Simone e Mafê citam exemplos de práticas pedagógicas realizadas nos anos iniciais que trabalham em grupos – mas que, infelizmente, parecem se transformar no decorrer dos anos.
Por conta do tempo escasso encerramos o encontro – combinando que as participantes lerão a postagem no Blog[1] e farão comentários acerca da postagem.
Apenas para relembrar:
Para o próximo encontro, que ocorrerá somente no dia 04/11/2011, realizaremos a discussão sobre a leitura das páginas 41 a 46 (que faremos em casa).
Relato produzido pela Orientadora pedagógica Janey Silva.

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