quarta-feira, 2 de maio de 2012

Registro do encontro de 02 de maio de 2012

Estavam presentes: Vanessa, Janey, Regina, Mafê, Edna, Andréia, Simone

Discussão do texto Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos, dos autores Antonio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau, sugerido pelo Clécio.

Andreia acha difícil o reconhecimento da diferença e do direito a diferença, conforme o texto, na prática. Simone lembrou que o proprio texto diz que não se trata de uma tarefa fácil. Andreia lembra que o professor tem que tomar muito cuidado, porque a escola privilegia a cultura dominante, mas tem que valorizar as outras e ao mesmo tempo não se pode esquecer que o indivíduo encontra-se inserido em um sistema e sociedade, portanto também não podemos deixar de lado a cultura dominante.
Na pagina 7, Simone achou interessante a parte em que o autor fala da cultura dentro do universo escolar, que é o nosso caso, e quanto vamos trazer a cultura para a sala de aula ela está incluída em uma construção histórica. Por exemplo, em nosso caso, as escolhas musicais que os alunos e alunas fazem. Para nós é mais difícil ter clareza dessa condição histórica e atual porque estamos diretamente envolvidos nessa condição, estamos vivendo-a. Simone citou o exemplo da professora Mafê que está desenvolvendo um trabalho com seus alunos, de formação de uma coletânea de musicas brasileiras ou de músicas que eles gostam com seus alunos, para enviarem a um outro grupo de estudantes na Itália, e eles escolheram: as músicas que são cantadas em sala de aula, algumas de artistas famosos e outras não, uma musica de capoeira, clássicas como Garota de Ipanema, uma do Justin Bieber, de Luan Santana, uma música sugerida pela professora do Milton Nascimento chamada Boa noite (e que os alunos adoraram devido ao ritmo de batucada).
Mafê lembrou a partir do texto duas músicas de Arnaldo Antunes, que foram postadas no blog, e também de um grupo chamado Chicas.
Vanessa queria saber a opinião sobre o música do Michel Teló que ela escolheu para um clipe que fez aos alunos formandos de 2011, que apesar de ter passagens erotizadas implícitas na música, ela optou por essa escolha por ser uma música que eles gostavam e que eles se recordariam anos mais tarde com saudades daquela época, a música tocada no momento. A escolha dessa música lhe causou muitas dúvidas, mas mesmo assim ela quis escolhe-la, pensando nas identidades dos alunos e pensando que o momento de mostrar-lhes músicas de melhor qualidade era outro, em sala de aula, como já havia feito em outras ocasiões.
Janey pensa que lidar com a diversidade é mesmo complicado, Regina pensa que não dá pra ser democrática sempre. Edna concorda com o autor que questionar, desnaturalizar e desestabilizar essa realidade constitui um passo fundamental. Andreia lembra que esse processo precisa ser feito coletivamente.
Mafê lamentou o tempo que perde com a indisciplina dos alunos. Edna diz que a indisciplina dificulta o processo. Andréia acha que isso é resultado não somente da cultura, mas também do tempo, da época.

Registro feito por Vanessa, complementem, por favor! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário