quarta-feira, 9 de maio de 2012

RELATO DO ENCONTRO DE 09/05/2012

Presentes:
·         Andréia; Edna; Janey, Mafê e Regina.

O professor Clécio Bunzen, que tem acompanhado o grupo – tanto à distância, através do blog; como presencialmente, a cada 15 dias – enviou (na última semana de abril) um e-mail ao grupo, indicando-nos que, infelizmente, só poderá estar conosco no dia 30/05/2012.
O professor não poderá vir até a nossa escola, devido aos compromissos da vida acadêmica:
·         02/05 - Em Belo Horizonte (banca de doutorado)
·         09/05 - Curso da Rede Trilhas – SP (como formador).
·         16/05 (provavelmente no curso da Rede Trilhas do MEC, mas não foi confirmado ainda);
·         23/05 - Provavelmente em Belo Horizonte novamente, mas não foi confirmado
·         30/05 - "Livre".
Entretanto, o professor tem nos acompanhado pela internet, respondendo nossos e-mails (sugestões de vídeos postados pelas professoras Mafê e Vanessa no blog do grupo; ao longo desta última semana), dando opiniões e sugestões (“você tem nos feito falta, professor”! JJJ!)!
·         Havíamos combinado dar continuidade à discussão iniciada no último encontro, sobre a leitura do texto: "Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos" (distribuído no encontro do dia 18/04); disponível para download: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf.
Mais uma vez, entretanto, modificamos o curso das discussões; a partir da socialização trazida pela professora Mafê, sobre uma atividade desenvolvida no curso de formação que a professora está cursando: Ler e Escrever – Letramento e Alfabetização. Segundo Mafê, as formadoras: Ítala e Danielli; conseguiram levar as professoras a “olharem” para atividades de avaliação diagnóstica (leitura e escrita), envolvendo diferentes gêneros textuais: livros; revistas em quadrinhos/gibis; revistas; atividades de passatempo – que permitem uma maior flexibilidade ao professor que deseja “sair da rotina” das atividades em folhas avulsas, xerocadas, etc. (Mafê, por favor, faça as devidas correções – caso meu entendimento não esteja 100%, ok?!).
A socialização feita por Mafê foi extremamente positiva, além de pertinente ao currículo que discutimos. Também falamos brevemente sobre a situação político-econômica no município e sobre a possível situação de greve.
Devido ao término do tempo destinado ao encontro, acabamos por encerrá-lo sem deixarmos um “combinado” para o próximo encontro: dia 16/05/2012 – no qual, provavelmente, daremos continuidade às discussões combinadas para o dia de hoje (sobre a leitura do texto: "Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos").
Relato escrito pela orientadora pedagógica Janey Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário