Kaori Muraji

Loading...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

"Reencontro" do dia 25/07/2012

Presentes: Andréia, Janey, Mafê, Regina, Simone Franco e Vanessa.

 
A professora Edna não pôde estar presente neste encontro porque estava repondo aula com seus alunos, acompanhando-os ao passeio ao Parque Ecológico de Paulínia.

 
Após um longo período sem nos reunirmos (o último encontro havia ocorrido no dia 09/05/2012) devido a inúmeros "contra tempos" e "imprevistos": primeiro foi a greve do funcionalismo municipal de Campinas (que se estendeu pelo mês de maio, durante o qual não nos reunimos) - vale lembrar que neste período (maio), o professor Clecio também não poderia participar dos encontros (devido aos compromissos da vida acadêmica).

 
Logo no início de junho (09/06), Janey (orientadora pedagógica) fraturou o braço e teve que se afastar da escola por 20 dias - fato que prejudicou o intermédio da comunicação do grupo com o professor (de modo que não ficou "combinada" uma nova data para Clécio vir à escola). 

 
Assim, neste "reencontro", conversamos sobre as possibilidades de continuidade (ou não) dos encontros do grupo: sentimos que houve uma espécie de "ruptura" no desenvolvimento dos trabalhos, ou seja, uma perda no "sentido original" da criação do grupo, que era o de potencializar as discussões sobre o currículo desenvolvido / trabalhado junto aos alunos, por professores de todos os períodos (manhã / tarde / noite); promovendo trocas, "enriquecimento" para todo o corpo docente.

 
Mafê observa que este grupo também é resultado da luta de algumas professoras por "tempo e espaço" para estudos - tão necessários em meio ao "caos" de demandas exigidas de nós diariamente - e que, apesar de concordar com as demais colegas (sobre a não continuidade dos encontros semanais), poderíamos pensar em um trabalho "mais direcionado" em conjunto com o professor Clécio (algo pensado, por exemplo, para o Festival de Música da escola: em novembro). 

 
Mafê também sugeriu um vídeo do MEC, com texto de Rosaura Soligo: "O que acontece quando lemos". Disponível em:

 
Retomamos a idéia de socializar com os professores dos anos finais (ciclos III e IV), algumas práticas de alfabetização e letramento utilizadas pelas professoras dos anos iniciais (ciclos I e II), no IV Ciclo de Seminários de Reflexão sobre Práticas Educativas das EMEFS do NAED NORTE (3º Seminário de Práticas Educativas da nossa U.E) - no dia 20/08/2012 (segunda-feira).

 
Neste contexto (com a idéia de realizarmos uma espécie de "mesa de discussão") - com práticas e idéias bem sucedidas (ou não) de alfabetização e Letramento (na tarde do dia 20/08) - pensamos também em convidar o professor Clécio a participar especialmente do nosso Seminário, quer como palestrante, quer como "mediador" das discussões.

 
Janey comprometeu-se a convidar o professor Clécio a participar das atividades do dia 20/08, assim como de pedir um "levantamento" (para Lu Brenelli - orientadora pedagógica tarde/noite) do "quê" (temas, assuntos, etc.) é mais interessante para os professores dos anos finais (ciclos III e IV); como por exemplo: "tipos de atividades" para alfabetização; "como trabalhar a leitura"; "rotina em sala de aula"? 

 
Devido ao término do tempo, encerramos a reunião.

 
Relato escrito por Janey (orientadora pedagógica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário