sexta-feira, 8 de julho de 2011

Relato geral do encontro de 08/07/2011

Presentes: Janey, Regina, Mafê, Claudinha, Simone Cecília, Andréia, Dominique, Vanessa, Simone Franco e Silmara.
Mônica e Onéa ausentes devido a faltas abonadas.

Fizermos uma avaliação geral de nossos encontros:
- O que conseguimos realizar no primeiro semestre?
- A que nos propomos para o próximo semestre?
- Este formato esta dando certo?

Percebemos que inicialmente ocupamos alguns encontros com explicações e experimentos de como usar a ferramenta "blog".
Nossas discussões estão bem prematuras e precisamos criar uma certa autonomia na organização e nos debates em nossos encontros.
Com a discussão mais amadurecida poderemos então pensar em estudiosos para ministrar palestras a respeito de temas tirados pelo grupo.
Precisamos também pensar em tempo para discussão das diretrizes curriculares dos anos iniciais considerando que as diretrizes dos ciclos finais já está formulada e é preciso que uma complemente a outra, neste sentido seria interessante que houvesse uma discussão deste assunto por todo o grupo.
Pensamos que é importante continuar a leitura do material "Indagações sobre Currículo - Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo", e acordamos que para a primeira semana de retorno do grupo de trabalho (primeiro encontro pós recesso - dia 29/07) leremos o trecho da página 23 (a partir do título - Revendo os currículos no espelho dos educandos) até o fim da página 32.
Combinamos que nossa leitura será focada na relação que o texto traz para a nossa realidade, deveremos sempre fazer uma ponte entre o lido e o vivido no cotidiano escolar.
Uma nova proposta em nosso encontro de hoje foi a ideia de formação para toda a escola, no qual poderemos pensar a formação curricular a partir dos museus e outros espaços de visitação e pesquisa que desejamos organizar para cada ano do ciclo de acordo com o tema adequado. Seria um dia para os professoras vivenciarem estes espaços para posteriormente elaborarem seus planejamentos/currículos podendo relacionar adequadamente as áreas de conhecimentos que estes espaços potencializam. Vamos elaborar esta ideia com mais tranquilidade no pós recesso.


Texto escrito durante o encontro por Simone Franco



Nenhum comentário:

Postar um comentário