domingo, 8 de maio de 2011

Primeiro encontro - 06/05/2011

Ontem, retomamos nosso Grupo de Trabalho sobre Currículo.
Para quem está chegando e não pode ir à reunião, rapidamente digo que trata-se da continuação de um trabalho, que teve início antes mesmo do grupo. Em iniciativas dispersas no tempo (aproximadamente desde 2007) estudamos, discutimos e esboçamos um currículo para nossa escola, antes mesmo das iniciativas da SME em propor um documento único para rede toda.
No ano passado, criamos este "tempo-espaço" de debate, com o objetivo de retomarmos os registros sobre currículo já pensado para a escola e aprofundarmos e sistematizarmos sua produção em um grupo que tivesse a participação de professores de mais de um período (pelo menos). 
Nosso GT está inserido como uma das "ações" do PDE na escola, que também inclui o programa "Mais Educação", atendendo a uma das metas propostas por nós no PPP (de 2008, se não me engano e que desde então permanece no documento).
Em 2010, começamos a estudar o material “Indagações sobre Currículo”, organizado pelo MEC como suporte para discussões e construções como esta que buscamos realizar. O material está dividido em cadernos, que podemos baixar em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=23
Ou no link ao lado onde você encontrará dois cadernos: “Currículo e Desenvolvimento Humano” e “Educandos e Educadores”.

A dinâmica, que concordamos em continuar realizando neste ano, era a seguinte:
Leitura de trecho combinado
Discussão do mesmo, em grupo
Levantamento de trechos polêmicos, que potencializem a discussão de práticas cotidianas, ou que nos “ensinem” algo que não tínhamos atentado antes, ou que destaquem de alguma forma ações curriculares que realizemos em sala de aula
Escrita individual sobre um tema escolhido no debate
Socialização dos escritos
Sistematização em um registro coletivo (por tópicos ou em narrativa simples) do que foi elaborado pelo grupo a partir do tema escolhido.

Neste ano, o GT está organizado prevendo uma encontros na escola para debate dos temas/textos coletivamente e tempo para alimentação deste blog do grupo, onde poderemos socializar nossos registros e comentá-los, potencializando as leituras de nossos escritos.

Para sexta-feira que vem, dia 13/05. Estamos prevendo a discussão do início de mais um caderno do material proposto pelo MEC: “Educando e educadores: seus direitos e currículo”, escrito pelo professor Miguel Arroyo. (disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf)

Combinamos a leitura da página 17 até a 23.
A escola possui exemplares do caderno, guardados na sala da direção.

Texto produzido pela Profa.Mafê

Nenhum comentário:

Postar um comentário