sábado, 14 de maio de 2011

Segundo encontro - 13/05/2011


RELATO DO 2º ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO
13/05/2011

Após uma semana desde o 1º encontro, o grupo já completo – incluindo aquelas que haviam esboçado interesse na semana passada (Mônica, Claudinha e Vanessa – professoras dos ciclos III e IV) - reuniu-se novamente na sala de informática da EMEF Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg, para dar continuidade às discussões retomadas no 1º encontro.
Diante do blog em funcionamento (http://gtcurriculopadrenarciso.blogspot.com/), graças às contribuições da professora Simone Franco, que se propôs a construí-lo (conforme proposto na AVP Final de 2010, como forma de continuidade das discussões à distância) – surgiram dúvidas sobre como realizar “postagens” das reflexões feitas sobre a leitura proposta para determinado encontro; assim como “tornar-se seguidora” do blog e, assim, receber, por e-mail, as novidades recentes de outros componentes do grupo, dentre outras dúvidas...
Outro fato importante, que levou o grupo a modificar a pauta prevista para este 2º encontro, encontra-se na premente greve do funcionalismo público municipal de Campinas: sabemos que, Mafê e Simone irão participar. No entanto, como até o momento não há certeza absoluta do nº de adesões à mesma, por parte das demais professoras e participantes do grupo, consideramos de extrema urgência que a professora Simone Franco “instrumentalizasse” as colegas, orientando passo a passo, as dúvidas acima colocadas.
Para algumas, como a professora Ana Maria F. Zanardi, cujo texto de reflexão sobre a leitura proposta já se encontra disponível na página do blog (mesmo que por um caminho mais difícil: enviar por e-mail para Simone postar), foi enviado um “convite” por e-mail para que Ana aceite tornar-se “seguidora”, “membro” do grupo e consiga realizar novas postagens com autonomia.
Durante o encontro, várias professoras já conseguiram se inscrever no blog: Andréia, Janey, Maria Fernanda, Mônica, Silmara, Simone Cecília, Simone Franco e Vanessa. Além destas, também a professora Aline Praxedes, que mesmo não participando dos encontros, poderá atualizar-se sobre nossas discussões e reflexões.
Apesar da incerteza do número de participantes para o próximo encontro (dia 20/05/2011), por causa da adesão à greve; o grupo retomou o combinado anterior – discussão do início de mais um caderno do material proposto pelo MEC: “Educando e educadores: seus direitos e currículo”, escrito pelo professor Miguel Arroyo. (disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf), ou seja, que todas realizem a leitura da página 17 até a 23 e, se possível, “postem” no blog um texto escrito sobre sua reflexão da leitura feita.
E aí? Quem se habilita?! Rsrs!
Texto produzido por Janey Silva – Orientadora pedagógica da EMEF Padre José Narciso.
Estiveram presentes no encontro do dia 13/05/2011:

1.    Ana Maria Figueiredo Zanardi.
2.    Andréia Costa.
3.    Claudia K. Fagundes Pedroso
4.    Mafê – Maria Fernanda P. Buciano.
5.    Mônica F. B. de O. Andrade
6.    Onéa Santos Arruda
7.    Regina Célia T. Vasconcelos.
8.    Silmara Rodrigues.
9.    Simone Cecília Fernandes.
10. Simone Franco.
11. Vanessa Paola R. Fernandez

Um comentário: