sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RELATO DO ENCONTRO DE 26/08/2011

Começamos o encontro socializando o que vivemos durante o SEMINÁRIO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DOS ANOS INICIAIS - Texto preliminar ocorrido durante a semana de 22 a 26/08/2011.
Janey contou a organização proposta no seminário na terça-feira pela manhã, na discussão em grupos menores sobre o componente de língua portuguesa diz que não foi possível terminar a leitura de todos os objetivos, até porque a discussão foi muito rica e várias pessoas fizeram contribuições significativas.
Onéa e Simone Franco concordam com a Janey sobre sua fala a respeito da organização. Claudinha acredita que com relação ao componente de matemática, os objetivos de 4. e 5. ano são muito complexos em comparação ao que conseguem desenvolver com as turmas de 6. a 9. ano.
Com relação ao componente curricular de inglês nos preocupamos em como esta organização se dará a partir de 2012:
- a jornada dos professores de inglês será ampliada?
- será considerado o perfil do professor para atender crianças dos anos iniciais?
- como a rotina dos anos iniciais será organizada para que inglês seja inserido de maneira integrada ao currículo?
Mafê recorda que em nossa RPAI do fim de 2010 a professora de inglês Vaneilde já trouxe a informação de que os professores deste componente já estariam informados e se organizando para este atendimento a partir de 2012.
Mafê relembra que na fala de Wellington sobre a elaboração e implementação das DIRETRIZES CURRICULARES DOS ANOS INICIAIS o cronograma se dará da seguinte forma:
- primeira entrega das alterações propostas até 09/09/2011.
- textos sobre a infância, o ciclo e tabelas de suporte pedagógico com objetivos por componente curricular e possíveis atividades estão em fase de produção para envio as escolas.
- em 30/09/2011 a segunda versão do texto preliminar volta as escolas para nova discussão.
- em outubro haverá um novo seminário com a discussão de todo o documento parágrafo por parágrafo, para isso reservando um dia da semana para cada componente curricular.
- todas as considerações, alterações, sugestões podem ser enviadas por email até 30/10/2011
- até 15 de novembro o documento irá para impressão para no ínicio de 2012 começarmos a realizar nosso planejamento por turma a partir dele.
- durante o ano de 2012 o debate continuará a partir dos grupos de formação  em cada área de conhecimento para novas sugestões de alteração e publicação de uma segunda versão no final de 2012.
Entendemos que para a implementação das DIRETRIZES CURRICULARES DOS ANOS INICIAIS, assim como as dos anos finais, aconteça de maneira mais adequada possível, é preciso que tenhamos tempo, espaço e organização para um planejamento coletivo onde os profissionais dos diferentes componentes curriculares possam articular os objetivos de suas áreas, bem como, tempo e espaço para uma constante avaliação e reavaliação da implementação destes documentos.

Texto escrito durante o encontro por Simone Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário