domingo, 21 de agosto de 2011

REGISTRO DO ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO – 19/08/2011


 
REGISTRO DO ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO – 19/08/2011
Presentes na reunião:
  1. Claudinha (professora de Matemática – Ciclos III e IV);
  2. Dominique (professora de Educação Física – Ciclos III e IV);
  3. Janey (Orientadora pedagógica);
  4. Mafê (professora 1º ano A – Ciclos I e II);
  5. Mônica (professora de Artes – Ciclos I, III e IV);
  6. Regina (professora 2º ano B - Ciclo I); 
  7. Silmara (professora Adjunta – Ciclos III e IV);
  8. Simone Franco (professora 1º ano B – Ciclos I e II);
  9. Simone Cecília (professora de Educação Física – Ciclos II, III, IV e EJA);
  10. Vanessa (professora de História – Ciclos III e IV);
Diferentemente do que havia sido combinado para o início da discussão de hoje, Janey iniciou socializando para o grupo o "rascunho" que havia escrito, do resumo a ser apresentado no Seminário de Práticas Educativas da escola, em 19/09.
Houve certa indecisão entre as integrantes do grupo sobre a necessidade ou não de realizarmos esta apresentação...
As leituras realizadas nos encontros deste ano nos beneficiaram muito mais pelas discussões orais (acerca das visões que cada uma de nós tem de “aluno”, de “professor”, de “escola” e, enfim, de “currículo”) e pelos “impasses” gerados através de tais discussões – do que por escritos produzidos.
Observamos que apesar de nossos esforços, no intuito de construirmos, “coletivamente”, um currículo que “tenha a cara da nossa escola e da realidade que vivemos”, temos opiniões e visões ainda muito diferenciadas...
Apesar das poucas produções escritas, Simone Cecília acredita ser importante aproveitarmos este “espaço de formação” (proporcionado pelo Seminário), para socializarmos nossas discussões, embates, dúvidas e angústias; com os demais professores da nossa escola – que também fazem parte do cenário que discutimos.
Mafê e Simone colocam o pouquíssimo tempo que teremos até o Seminário e os inúmeros outros eventos/discussões que acontecem simultaneamente na rede municipal: Construção e Discussão das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Seminários para Discussão das Diretrizes e o envio de contribuições, sugestões e/ou alterações para a equipe de discussão do Currículo, até 09/09, por e-mail (sme.curriculo@campinas.sp.gov.br).
Após uma breve discussão, revimos o calendário dos próximos encontros e dividimos (sugestão “brilhante” da Mafê) os próximos encontros da seguinte forma:
·         Encontros dos dias 26/08 e 02/09: Discussão das Diretrizes Curriculares – Anos Iniciais e as implicações das mesmas na construção do Currículo da escola (objetivo de nossos encontros);
·         Encontros dos dias 09/09 e 16/09: Discussão e construção coletiva da apresentação do grupo no Seminário de Práticas Educativas (19/09);
Simone Franco socializou sua idéia de (dependendo do tempo hábil), “transformar” o texto discursivo da 1ª versão das Diretrizes em “tabelas”, a fim de facilitar a visualização e compreensão dos objetivos e conteúdos propostos nas Diretrizes para serem minimamente trabalhados em cada ano dos Ciclos I e II (1º ao 5º ano).
Também comentou que Janey (OP), deixou como “lição de casa” para o próximo TDC, para as professoras dos Ciclos I e II, que cada uma traga o texto (objetivos e conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina) relativo ao ano em que está atuando em 2011 – já com suas opiniões, sugestões e contribuições (a fim de agilizar a discussão das Diretrizes).
Janey acrescentou que também estava organizando documentos com Objetivos e Conteúdos propostos pelas Diretrizes separados em arquivos do Word “por ano”, a fim de enviar por e-mail para as professoras dos Ciclos I e II e, assim, facilitar a leitura solicitada para o próximo TDC (25/08).
Simone Franco sugeriu que Janey envie tais arquivos (por e-mail) também para as integrantes do grupo, a fim de que todas leiam e se interem das discussões, uma vez que o conteúdo das Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais deve ser coerente com as Diretrizes Curriculares dos Anos Finais (publicadas no final de 2010), que já existem.
Claudinha, Dominique, Mônica, Silmara e Simone Cecília concordaram em realizar a leitura da parte relacionada às disciplinas com as quais trabalham. Vanessa (atrasada em virtude da participação num Congresso, em SP) – chegou a tempo de testemunhar os “combinados” para o próximo encontro do grupo e também concordou na realização da leitura.
Janey comprometeu-se a enviar os respectivos arquivos (com o conteúdo relacionado às disciplinas de atuação de cada professora) por e-mail, a fim de facilitar o acesso de todas aos conteúdos a serem lidos.
Antes de finalizar o registro (atrasado) do encontro da última sexta-feira...
Gostaria de expressar (de forma sincera e “desinteressada”), minha admiração e orgulho pelo registro feito pela colega Simone Franco, que acabei de ler (no blog do nosso grupo): assim como ela, eu também tenho me perguntado o quanto “vale a pena” nos reunirmos todas as sextas-feiras, para discutir o “currículo da/para nossa escola”...
Quando iniciei minha caminhada em “construir-me orientadora pedagógica” nesta escola, o grupo e a discussão quanto à construção do currículo já existiam – naquela época, a necessidade desta construção convenceu-me da sua legitimidade e real necessidade.
Desde então, muitas foram as “mudanças” e as “inovações/surpresas” trazidas pela rede municipal de Campinas – dentre elas, a construção das Diretrizes Curriculares e a necessidade de adequarmos nossas discussões aos objetivos e conteúdos, propostos por ela.
Ainda não sabemos quais serão os próximos passos deste grupo que, aos poucos (e apesar das dificuldades impostas pela exaustão do dia a dia da escola e pelo excesso de tarefas) se fortalece e permanece unido, em torno de um objetivo comum – que, em minha opinião, ficou claramente expresso no trecho escrito por Simone Franco:
“Não é possível continuar acreditando que apenas um “método”, um olhar, uma ação atende a todas as nossas expectativas, a todas as necessidades de aprendizagem de nossas crianças, a escola é muito mais que isso. Ela se faz em um emaranhado de olhares, expectativas e ações que devemos conhecer, discutir, refletir, rever e re-planejar constantemente”.[1]
Registro escrito por Janey Silva (Orientadora Pedagógica)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário