sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Encontro do dia 23-09-2011

Presentes - Simone Cecilia, Silmara, Vanessa, Mônica, Claúdia e Simone Franco.
Janey e Mafê não puderam estar presentes, pois estão com LTS.

Tendo em vista a dinâmica que foi proposta no Seminário de Práticas Educativas na apresentação do GT de Currículo, optamos por digitar e socializar os escritos que recolhemos entre os professores de nossa escola. A dinâmica esteve baseada em duas questões que os membros da equipe escolar presentes no seminário deveriam responder, podendo ser anonimamente: "Como vejo os educandos?" e "Quem são esses sujeitos?".
As respostas que obtivemos não foram muitas: somente 7 respostas, sendo que estavam presentes no seminário cerca de 20 pessoas.
A seguir, transcrevemos as respostas que obtivemos:

"Devemos ver os educandos como sujeitos a serem conduzidos por uma prática pedagógica voltada ao cooperativismo, realização de trabalhos em grupos, em que podem interegirem-se (sic), para formarem cidadãos críticos e capazes de assumirem responsabilidades diante do grupo".

"Considerando os alunos do EJA, que são os que eu trabalho, acho que são pessoas que ja têm suas comvicções, suas crenças e seus costumes. Essa característica muitas vezes facilita a aprendizagem (quando as ideias deles não vão de encontro às apresentadas) e algumas vezes dificulta (no caso contrário). Mas em geral são alunos que sabem a importância da educação e, por isso, voltam a estudar".

"Como pessoas que nem sempre sabem disso, mas são ávidas por coisas novas. Gostam de aprender, mas também têm MUITA energia, e é difícil para nós lidar com essa energia toda. Acredito que o papel da escola é mostrar o que eles não conhecem ou não prestam atenção (aí no mundo), mas infelizmente, nem sempre conseguimos".

"Todos os seres humanos, ricos, pobres; infelizes ou felizes; ajustados ou desajustados, são iguais em potencialidades essenciais. Aos menos afortunados falta-lhes apenas as oportunidades e condições materiais para desenvolver-se como ser humano produtivo e digno.
As antigas visões que o homem tem de outro homem eram preconceituosas e essa visão não combina com a atividade dos educadores do século XXI. Todos têm o direito de ser de acordo com suas necessidades produtivas para não serem obrigados a se dirigir para as improdutividades".

"Indivíduos em desenvolvimento que possuem uma cultura/'bagagem específica' que pode e DEVE ser considerada no processo ensino-aprendizagem" (Márcia).
 
Meninas, mesmo em LTS, acompanhei o registro do último encontro.
Para complementar os registros obtidos no Seminário, corrijo o nº de registros obtidos (SETE, 07) - incluindo o registro da CP do NAED Norte, Cristina Antoniazzi - que havia ficado comigo:

"Os educandos são crianças, jovens e adultos; que aprendem. Basta nós, os educadores, acreditarmos neste princípio: todos são capazes de aprender".

Relato escrito pela professora Simone Franco e complementado pela Orientadora Pedagógica Janey Silva.


 

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