terça-feira, 14 de junho de 2011

Reflexão sobre currículo

Depois de ler alguns textos, resolvi escrever o que penso no lugar de comentar os textos lidos.
Acredito que na construção de um currículo deve-se levar em conta todo o contexto para o qual esta sendo construído, no entanto não devemos fugir do foco. Para que serve a escola?
A escola serve para ensinar e educar os alunos, isso deve ser a prioridade. Os pais, a comunidade e todos esperam isso da escola.
Não devemos pensar que tudo tem de ser feito de acordo com o gosto do aluno, mas sim para o seu crescimento intelectual e humano. Crianças e adolescentes precisam de modelos e regras, e estas devem ser elaboradas, cumpridas e cobradas por todos.
Não podemos deixar que os alunos tomem conta das escolas, eles não tem maturidade o suficiente para isso. Nos professores,  sendo adultos,  devemos manter as rédeas, no contrario estaríamos contribuindo para o caos total.
Estudar nem sempre é prazeroso, mas é necessário, devemos fazer com que nossos alunos entendam isso, para que no futuro não fiquem a margem da sociedade. Sei que nossa missão não é fácil, mas também não é impossível.
Sigo um conselho de uma professora de didática de meu curso de formação: - “Devemos plantar uma semente todos os dias e esperar a colheita de lindos frutos.  E que esses frutos se multipliquem formando um lindo e grande pomar.”
Depois de mais de vinte anos como educadora ainda tenho sonhos. Afinal sonhar é sempre possível.     
Regina Vasconcelos

3 comentários:

  1. Reginaaa...
    Parabéns pelo seu texto!
    Lindoooo!
    É muito bom saber que, "apesar de" todas as dificuldades que enfrentamos em nosso trabalho, você ainda tem sonhos!
    Beijos!
    Janey

    ResponderExcluir
  2. Regina.
    Adorei o seu texto e concordo com tudo.
    Não podemos tentar nos moldar ao caos que a escola se apresenta hoje. Temos que tentar voltar ao foco que é ensinar e educar nossos alunos.
    Bjs Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê, concordo quando diz: "Crianças e adolescentes precisam de modelos e regras, e estas devem ser elaboradas, cumpridas e cobradas por todos".
    A escola toda precisa falar a mesma língua,não podemos deixar que somente o professor seja o culpado pela indisciplina do aluno. Essa é uma tarefa para equipe docente, gestora funcionários,representantes de alunos, pais e comunidade. Precisamos pensar e agir juntos por uma educação de qualidade. Mônica

    ResponderExcluir