Janey iniciou o GT informando que Ana Maria e Lídice por motivos pessoais não poderão continuar participando de nossos encontros.
Novamente esclarecemos algumas dúvidas sobre a postagem, comentários e mensagens do blog.
Alguns pontos levantados através do registro escrito da Mônica e resumido pela Simone:
- Educandos: falta de autonomia, não conseguem se organizar, não conseguem fazer relação do conhecimento aprendido com a vida.
- Conhecimento: contato com a arte visitando a museus e outros, pois a escola muitas vezes é o único espaço onde poderão ter contato com estes conhecimentos, trabalha com diferentes materiais.
- Significados: porque os educandos não conseguem ser atraídos pela escola e não percebem a importância do saber e do aprender, o que precisamos mudar?
Observações de outras professoras:
A organização da escola e a falta de professores também influencia o desinteresse dos educandos.
O imediatismo que essa geração vivencia é trazida para dentro da escola e percebemos que os educandos são muito ansiosos para acompanhar os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Tentam a todo momento burlar os desafios propostos pelas professoras devido a esta ansiedade.
É possível perceber que também a algo maior, pois falta interdisciplinariedade entre as matérias, cada professor trabalha do seu jeito, não há uma continuidade do trabalho de um ano para o outro.
Entendemos que este espaço do GT é uma tentativa de afinarmos o que pensamos, que escola queremos, quais conhecimentos privilegiar, como, o que e por que ensinar.
Será que aquilo que fazemos no ciclo inicial de ensino, influencia como os educandos se desenvolvem nos ciclos seguintes?
O quanto o crescimento dos educandos e o fato de estarem adolescendo - cada vez mais precoce - influenciam o seu comportamento? Qual é o esteriótipo no qual cada criança se espelha?
A professora tenta fazer o seu melhor dentro daquilo que conhece e que sabe, e muitas vezes busca novos conhecimentos para enfrentar as dificuldades e barreiras do dia-a-dia.
Relato produzido pela Professora Simone Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário