terça-feira, 3 de abril de 2012

A lagartixa




Mafê, 17/09/2011 

Eu já estava sensibilizada e com o olhar desanuviado por alguns acontecimentos importantes na semana: como ver Josias dançando break e fazendo o maior sucesso!

Jô, dá um trabalhão vez por outra: chora aos gritos, tampa os ouvidos e vira “estátua” quando quer algo que não pode ter na hora.

Algo surreal, só vendo... Faltou muito, muito até semanas atrás. A mãe pediu demissão do emprego para diminuir as faltas dele. Josias tem melhorado desde então, mas...

Em situações em que é contrariado, depois de chamar atenção para si, de alguma forma, costuma abrir-se para a conversa quando chamado ao diálogo comigo e só comigo. Quando digo, por exemplo ( e geralmente longe do grupo):

- É a prô que está aqui... para de fazer isso, pois me machuca... O que eu te fiz? Mereço chute? Mereço que você me ignore?...

Daí começam a lembrar dos motivos da braveza e consigo ( na maioria das vezes, mas nem sempre) conversar calmamente com ele.

Jô, estava fora da sala, tinha saído para beber água, quando ouço um “forfé” no corredor.

Abro a porta e dois meninos o seguravam pelos braços, enquanto ele se debatia.

Pedi que o soltassem e eles me disseram que Josias jogava pedras no teto e que assim quebraria as lâmpadas.

Os dispensei e disse que Josias me contaria o que estava acontecendo.

Jô, com voz e olhar baixos, percebendo que fez besteira, disse:

- Eu estava tentando acertar perto da lagartixa prá ela ir comer os mosquitos! Eu não ia acertar a lagartixa!

E me levando até a lixeira da sala bateu, bateu até subirem muitos mosquitinhos...

Eu, sem saber o que dizer, falei:

- Senta, Jô, senta...

Como eu explicaria que basta trocar o sanito do cesto? Afffff... Tão mais legal ir buscar uma lagartixa! E a turma já me solicitava. Dei por encerrado o assunto da lagartixa.

E mais uma vez pensei, que poderia ter dado uma bronca enorme nele se não o tivesse ouvido. Tem sido difícil manter a “espinha ereta e o coração tranquilo” para ouví-los em meio à tanta violência...

É um exercício constante, a cada minuto, lembrar que entender as lógicas de ação deles para organizar e reorganizar o trabalho é a minha prioridade número UM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário