domingo, 8 de abril de 2012

Relato da minha turma

A turma é um pouco agitada, as vezes atrapalhando o andamento das atividades e a transmissão dos conteúdos. Muitos alunos são lentos na realização das atividades e outros rápidos até demais. Preciso ter muitas atividades para os rápidos e não deixar de contemplar os mais lentos.

Tenho alunos escrevendo e lendo tudo, outros escrevendo palavras simples e começando a construção de frases, outros sabem todo o alfabeto e estão começando a escrever palavras simples, outros sabem um pouco do alfabeto e outros que não sabem nem as vogais, copiam apenas o seu nome sem nenhuma leitura das letras. Fica muito difícil trabalhar com uma turma assim.

Não existe mais esta historia de seguir com a turma para dar continuidade ao trabalho, a turma que se forma no ano seguinte não se parece em nada com a do ano anterior, recebemos alunos no 2º, no 3º, no 4º... ano sem ter freqüentado o 1º ano, sem conhecer o alfabeto, e pior ainda sem saber o que é letra. Recebemos também alunos de escolas próximas e de outros Estados, na maioria das vezes os que recebemos não estão no mesmo nível de aprendizagem dos que alfabetizamos. A rotatividade de crianças é muito grande, vão e vem a todo instante, vão os alfabetizados e vem os para alfabetizar.

Nesses vinte anos que trabalho como professora na Rede Municipal de Campinas, sendo dezoito deles na Escolinha Branca (nome carinhoso da Escola), muitas mudanças aconteceram, mudanças estas para melhor, a escola ficou bonita e bem equipada, o poder aquisitivo das famílias do bairro melhorou bastante, os profissionais da educação e os governantes tentaram e continuam tentando criar novos caminhos, no entanto parece que estamos caminhando em passos de tartaruga, não conseguimos dar conta de toda essa demanda e alunos continuam saindo da escola ou terminando o Ensino Fundamental sem estarem alfabetizados.

Tentamos achar os culpados: os pais que não cuidam das crianças? Os professores que tentam ser de tudo um pouco? Os gestores que vivem apagando incêndios? Os governantes que estão preocupados apenas com seus interesses? A sociedade violenta, desumanizada e sem valores? Quem são os culpados? Estamos longe de saber, enquanto isso temos nossos alunos para ensinar, alfabetizar! O que fazer? Estudar? Pedir ajuda? Chorar? Vou tentando tudo que sei e que estou aprendendo... Onde vou chegar? Não sei!

Regina Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário