domingo, 15 de abril de 2012

A música

    Como o assunto está recorrente em nossas discussões, e todos sabem que sou uma professora musical,... bom, todos os que trabalham comigo, então deixa eu voltar um pouquinho no tempo...
    Há 11 anos, quando ingressei como professora na Rede Municipal de Campinas, já existiam os cursos de formação continuada na prefeitura e, assim que pude, logo no primeiro ano, me inscrevi no primeiro de muitos cursos musicais que já fiz desde que me tornei professora: "A música e os temas transversais", que tinha como formadora, Tânia Poyate (não me lembro se a grafia está correta). E foi aí que comecei a minha carreira de professora musical, como  me auto entitulei. Como sempre gostei muito de ouvir, dançar e cantar (mesmo que desafinada) música, nunca foi difícil para mim, trabalhar com ela.
   Porém, no último ano e meio, resolvi me dedicar com mais afinco à aprendizagem do tema. Fiz o curso de Canto Coral e de violão iniciante, também oferecidos pela prefeitura. Atualmente curso violão clássico oferecido pela Escola Livre de Música da Unicamp, e também estou inscrita no de violão popular da Rede.
   São horas de aprendizado e extremo prazer! E tento trazer, na medida do possível, o que aprendo, não só para meus alunos, mas para outras turmas, onde as professoras se mostram abertas a minha entrada na sua rotina. Como a Simone falou que devemos relatar também as coisas boas, venho então falar do meu, muito bom, currículo oculto.
    Já havia ido com meu violão e meu pouquissimo conhecimento musical a algumas salas de aulas de colegas que solicitaram que eu tocasse para "seus" alunos (Regina, Mafê, Ana, Edna). Mas essa semana, 6a feira 13 (olha o dia!), foi especial! Já tinha ido ao 1o ano da Edna duas ou três vezes, e mandei a letra de umas musiquinhas que sei tocar para ela trabalhar com as crianças. Na 6a feira, quando cheguei, a turma toda me acompanhou e ainda mostraram a coreografia que fizeram para a música do Coelhinho. Foi muuuito legal ve los cantando e dançando e dizendo "--Aaaaaahhhh!", quando eu disse que tinha que sair.
    E quando cheguei ao refeitório, para receber meus alunos que saiam da educação fisica, carregando propositalmente o violão nas costas, alguns vieram até mim e perguntaram se eu ia tocar para eles. Chegando a sala fizemos uma brincadeira com ritmos e depois toquei por uns 20 minutos enquanto eles iam copiando umas questões da lousa e cantando. Foi impressionante o quanto que eles acalmaram!
    É, a música pode operar milagres! Alguém me explica por que ela ainda não faz parte do nosso currículo oficial? Por que não se contratam profissionais gabaritados para exercer esse cargo? Por que nossas crianças são privadas de conhecimento cultural-musical nas escolas públicas? Alguém me explica???

Um comentário:

  1. Andréia G. Costa, AMEEEIIIII sua postagem!

    Infelizmente, não sei explicar pq nossas cças são "privadas" de conhecimento cultural-musical...

    Mas gostaria de me "auto convidar" (Ou me "oferecer" msm! Rsrs!) - p/ participar da próxima vez q vc for tocar (seja em qq uma das classes da nossa escola)...

    Bjããooo!!!

    ResponderExcluir