terça-feira, 17 de abril de 2012

Relato do encontro de 11/04/2012

No encontro do dia onze de abril estavam presentes: Prof. Dr. Clécio Bunzen, a orientadora pedagógica Janey e as professoras Vanessa, Simone, Regina, Mafê, Edna e Andréia.
Fizemos uma retomada dos assuntos abordados no encontro anterior e concentramos as discussões sobre a Feira Cultural que estaria voltada para uma proposta que partisse dos planejamentos dos professores.
A profa. Andréia e Regina estão avaliando o tema a ser abordado, mas como este ano estão seguindo o livro didático, sentem dificuldade em organizar projetos como faziam em 2011. A profa. Simone comenta sobre as limitações que o livro didático impõe. Vanessa lembra que o livro didático apresenta conteúdo excessivo e que deve ser cumprido, mas é possível destacar alguma temática interessante
O prof. Clecio questiona qual seria a dificuldade em relacionar a história, matéria da profa. Vanessa, e o trabalho dos alunos. Relembra a evolução da indústria musical e a sua construção, seguida da indústria cultural, a questão rural e urbana, que daria uma excelente pesquisa através da história e a preparação de uma apresentação para a feira. Outros exemplos apresentados pelo professor permitiram interessantes observações dos professores, como a música associada às guerras.
Andréia enfatiza o que já foi comentado em TDC, sobre os estilos musicais escolhidos pelos alunos que são repetitivos e distanciados das propostas pedagógicas da escola. O prof. Clecio afirma que esta é uma questão polissêmica e precisa ser considerada. Quanto ao uso do livro didático, coloca que as atividades dos professores podem ser organizadas de maneira que pelo menos um dia da semana seja reservado para o trabalho com projetos. Não podemos esquecer que nas diretrizes curriculares o livro didático é mencionado como mais um recurso a ser considerado. Observa também que vivemos num mundo de prescrições e devemos tomar cuidado, pois o currículo é dinâmico, não estático e devemos fazer os planejamentos observando esta maleabilidade.
A professora Vanessa coloca sobre a dificuldade na aplicação dos conteúdos em relação ao festival. Mafê, salientando que as propostas devem partir dos alunos, afirma: “Como garantir o espaço de expressão sem repressão, mas com reflexão?” Tal afirmação levou os professores a destacarem alguns fatores que interferem como a auto-organização dos alunos; o aumento da participação e parcerias dos professores e o entendimento que têm deste momento para a escola. Segundo o professor, em alguns países, no caso Alemanha, onde viveu algum tempo, há um professor por classe o que praticamente elimina algumas das nossas dificuldades..
Simone comenta sobre o tempo que dispomos para planejar e executar as propostas para a feira, considerando nossos compromissos com o conteúdo programático. O professor Clécio afirma que cada professor deve assumir e responder sobre sua proposta, cientes que a todo o momento avaliamos e somos avaliados, afinal o currículo é uma opção política, e o processo acontece sempre em relação ao outro. Mesmo que o trabalho dos professores em sua maioria seja individual, poderá existir um momento coletivo que pense alguma coisa e mostre os resultados, lembrando que o GT de Currículo tem como objetivo respeitar o pensar coletivo.
Finalizando o encontro ficaram duas propostas: discutir o assunto em TDC e fazer uma enquete sobre as preferências quanto ao estilo musical dos alunos.


Um comentário:

  1. Prezados, devo deixar bem claro que minha dificuldade não é trabalhar o conteúdo relacionado à música, isto é muito fácil e até já fiz em algumas aulas anteriores, minha dificuldade concentra-se em fazer algo prático para o Festival de Música!
    Abraços, profª Vanessa

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