segunda-feira, 2 de abril de 2012

Relato do Encontro de 28 de março

Neste encontro, estavam presentes: Andréia, Edna, Janey, Mafê, Regina, Simone e Vanessa.
Registro feito pela professora Vanessa:
Inicialmente, explicações sobre o blog e sobre os passos das postagens foram feitas para a professora Edna, que não estava no grupo ano passado.
Uma leitura coletiva do registro do encontro anterior, feito pela professora Mafê, foi feita a fim de retomarmos as atividades propostas. Levanto, agora, algumas das questões daquele registro e que gostaria que refletíssemos, em breve, mais sobre elas: (1)Qual é a relação entre as festas na escola e a cultura local? (2)O que é o mínimo para ser trabalhado na escola com nossos alunos? (3)Como trazer a questão identitária de nossos alunos para o centro de nosso trabalho? (4)Como construir um currículo sensível?
Ao final da leitura, a professora Mafê propôs um exercício: tomarmos o Festival de Música, que ocorre todos os anos em nossa escola e que este ano será no mês de novembro, como um foco para pensarmos e refletirmos sobre essas questões identitárias. O exercício constitui em cada professor analisar o seu planejamento anual e tentar relacioná-lo com o festival.
A proposta deste exercício, cujos resultados devem ser expostos no próximo encontro, agradou a todos os participantes.
A sugestão de desenvolver vídeos com os nossos alunos, feita anteriormente pelo professor Clécio, foi muito elogiada. A professora Edna acha interessante porque é também mais uma utilidade para a sala de informática da escola, sendo, portanto, uma nova ligação do aluno com o ambiente escolar. A professora Vanessa contou que já fez um vídeo com alunos no ano de 2010, por ocasião do curso Pedagogia da Imagem, e que gostou muito dessa experiência.
Por fim, o Festival de Música foi novamente lembrado, pois é importante garantir o seu espaço no planejamento de todos os professores, o que fica difícil se houver muitas outras atividades da escola no mesmo período. "O papel do professor não é só valorizar a cultura local, mas também orientar"(Edna).

3 comentários:

  1. Vanessa, editei sua postagem e acrescentei os nomes da Andréia e da Regina - que estavam presentes também...

    ResponderExcluir
  2. Van,
    cadê o vídeo?
    Coloca aqui prá gente ver!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir